domingo, 17 de janeiro de 2016

04 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS


Xadrez Torneios 4

É importante ESTUDAR ESCREVENDO, não só lendo.

Ao ler apenas um texto, por várias vezes, inclusive, aquele conteúdo será assimilado e o interlocutor estará apto a lembrar de quase tudo o que leu. Mas temos um problema que será o tempo pelo qual você poderá lembrar das informações do texto. A leitura tem suas estratégias que devem ser seguidas e serão comentadas ainda, mas aliadas a ela, tem outro aspecto muito relevante, comentado logo abaixo.

Atenção para outro ponto, sobre o aspecto de podermos guardar informações no cérebro, mas desde que aquele assunto nos interessa. Caso contrário, se for completamente desinteressante, nosso cérebro, usando uma metáfora, não se interessa e rejeita a gravação das informações. Temos que, antes da leitura, nos resguardar de entender a relevância do texto para nosso estudo e foco no objetivo pretendido.
Nessa Dica de Estudo número quatro, o essencial agora é entender um outro aspecto da memorização.

Como conseguir guardar informações por mais tempo?
Escrevendo e Estudando 4

A resposta tem muitas nuances a serem consideradas, porém, agora o ponto é tornar o texto e suas palavras, mais conhecidas e interessantes para nosso cérebro. E podemos conseguir bons resultados, se quando estivermos estudando, simultaneamente, anotar os pontos principais do texto, como se estivesse fazendo um resumo.

Anotações paralelas durante a leitura, vão ser fundamentais para que as informações fiquem armazenadas por muito mais tempo.

Analisando  e Escrevendo 4
Quanto maior for a qualidade das anotações, mais tempo a retenção do conhecimento se concretiza. E guardar o conhecimento por mais tempo, vai permitir as famosas sinapses, posteriormente e principalmente no momento certo, que é a hora da resolução da prova.
Evidente que essas anotações serão simples, apenas algumas palavras chaves de cada parágrafo, deixando de lado as preposições, pronomes, etc, e ainda, usando poucos verbos, somente para dar mais sentido aos apontamentos.
Caprichar na letra e usar cores para os devidos destaques, é importante, porque futuramente, não tendo mais tempo para ler todo o texto novamente, serão esses apontamentos que você vai usar para revisar os conteúdos.

Como fazer para entender o que está estudando?

Aqui, vamos conseguir resolver mais um problema da nossa maratona de estudos, que será justamente ganhar um aliado para entender o que está sendo estudado e poder fazer as conexões exigidas depois. As anotações que você faz enquanto estuda vão permitir esse entendimento do assunto. Ao escrever, enquanto faz a leitura do texto, permitimos uma maior familiaridade entre o cérebro e o texto. Essa aproximação vai gerar maior retenção e maior entendimento dos conteúdos.Fica explícito a necessidade de ter material à disposição, enquanto se prepara para estudar. Nesse caso, canetas, de cores diferentes, assunto que será tratado posteriormente. Papel, prancheta e uma mesa ou escrivaninha como suporte.
Lápis Colorido Apontados 4

Agora, conforme combinamos no início, vamos à nossa quarta Dica de Estudo!

Reler as Dicas de Estudos anteriores e tentar fazer uma ponte entre elas, observando que o conjunto delas é que vai permitir o seu sucesso nos estudos e nas provas do ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS.
Estudar Escrevendo e Entendendo 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário