segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

05 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS

Calculando no Quadro Branco 5

Como educar a MEMÓRIA?

Acredito que a palavra “educar”, por si só, deve trazer uma ideia mais negativa do que a importância que ela tem. Ouvimos quase que diariamente que devemos ser educados e também saber educar outras pessoas, e por aí vai. No caso do estudo, ele só vai ter efeito positivo, se nossa memória for acostumada a “trabalhar” e de forma correta.

Existem milhares de escritores preocupados em passar as pessoas a melhora maneira de fazer nossa memória ser perfeita. São inúmeras dicas e técnicas para que a memória adquira a capacidade de reter e selecionar informações com qualidade e precisão.
Quase todas as formas de se memorizar os conteúdos dependem inicialmente de ler e compreender o assunto em questão. Essa leitura feita da maneira correta, vai permitir um excelente entendimento do texto e depois vamos nos preocupar com a retenção desse texto.

MENINA ESTUDANDO CONCENTRADA
Melhorando a releitura do seu texto...
Xadrez Torneio 5

A memória guarda com mais eficácia as informações se elas já estiverem compreendidas, seus significados e importância no contexto. A partir de então, vamos reler o texto, mas agora em voz alta.
É interessante e verdadeiro, como nosso cérebro, trabalha melhor ao ouvir uma voz em que ele “confia”, que seja “amiga”, nesse caso, não temos melhor opção do que nossa própria voz. Por isso reler o texto em voz alta, pausadamente, refletindo e fazendo associações com os conteúdos já estudados, permitem uma forma correta e efetiva de memorizar.
Anteriormente, citei uma forma de estudar, pessoal, que era andando em volta de um campo de futebol e relendo a matéria em voz alta. É justamente nesse momento que essa técnica funciona.

Seja qual for o seu ambiente de estudo, precisa ter a liberdade e entendimento das outras pessoas, que agora você precisa reler em voz alta.

Concentração E Calculando 5b
Organize seu horário de estudo e local ou locais, para poder usar essa estratégia da releitura em voz alta.

Use a técnica do professor...

Lápis Colorido  Apontados 5
Ao reler em voz alta, você pode “fazer de conta” que terá uma palestra ou aula para ministrar e deverá ensinar o conteúdo daquele texto à sua plateia. Com essa postura, conseguimos uma motivação extra para estudar e tentar reter o máximo de informações. Usar a imaginação, é na verdade, algo que fazemos na maior parte do tempo em nossa vida. Então vamos fazer da imaginação nossa aliada nessa hora. De posse do texto completo e das anotações feitas, comece a treinar para fazer a “palestra” ou “aula” para um público especial e que é muito exigente. Pare de estudar somente quando já tiver conseguido assimilar todo o texto, agora objeto e foco do estudo.
A quinta Dica de Estudo, está então reforçando e resumindo os aspectos citados no texto acima.
Compare o texto acima com a Dica de Estudo no slide abaixo e tente perceber que a teoria está sendo colocada em prática. Pois o texto está resumido na frase do slide. E assim vamos continuar nossa caminhada, tranquila e feliz, rumo ao ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS.
Reler Voz Alta Educando Memória 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário