quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

09 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS


Estudando E Aprendendo 9

Acesse com frequência a INTERNET...

Um dos maiores aliados do candidato, hoje é o acesso à internet. Essa ferramenta é fundamental para conseguir informações atualizadas sobre o seu concurso. Praticamente tudo que é importante para se preparar para estudar, a internet oferece com qualidade.

Livros E Maçã 9Um grande cuidado deve ser com a navegação, pois é muito fácil se desviar do objetivo principal e começar a ver coisas que se distanciam bastante do foco. Devido as milhares de informações interessantes e apelativas, se você não tiver um treino e uma forte convicção do porque está acessando a internet naquele momento, logo estará lendo e salvando conteúdos bem distantes de onde se quer chegar. Nesse momento, a internet passa a ser uma vilã e até poderá ser a responsável pelo fracasso no caminho do sucesso na sua prova. A frequência depende das facilidades de acesso e disponibilidade do equipamento. No mínimo, uma vez por semana, precisamos dispensar umas 3 horas para pesquisar materiais que podem completar ou melhorar os estudos.
Divisão Fácil 9
Por exemplo, é com facilidade que encontramos vídeos sobre os temas e com várias abordagens, conforme os autores se diferem. Esses “pontos de vistas” e focos diferentes contribuem muito para ganharmos uma postura crítica frente aos temas a serem estudados. Se nossa prova for discursiva, melhor ainda, confrontar opiniões diferentes, para termos argumentos relevantes ao responder às questões no dia da avaliação.
No caso dos vídeos, os estudos devem ser feitos da mesma forma que agimos com os textos escritos. Desta vez com um ganho de motivação, natural da dinâmica que compõe os vídeos.
Lápis E Caderno  Para Estudar 9

Quais são os temas mais importantes?

Quando você usa os sites de busca, normalmente o conteúdo da primeira página é o relevante sobre o tema em questão. É desnecessário a tentação de querer olhar mais páginas, pois a partir desse momento, começa a perda de tempo e mito raramente, você encontrará informações de relevância sobre o tema, depois da primeira página.
Sempre em mente que o caminho seguro é o que consta no edital e nas provas anteriores daquela instituição, a qual você estará enfrentando a prova. Como já citado, a internet será a nossa aliada mais importante, mas temos que ter o controle ao usar esse meio digital.

Continuar anotando informações?

Prova Funções 9
Devemos continuar com o procedimento de extrair a essência do texto ou vídeo e anotar à parte para ter um material de qualidade e de fácil acesso para às revisões, posteriormente. Essa atitude de anotar tudo que o for relevante, durante os estudos deve ser incorporado, como hábito permanente, durante o preparo para o grande desafio final.
O ato de anotar, faz com que nosso cérebro mobilize algumas “químicas” exclusivas desse ato, e que contribuem decisivamente na memorização dos conteúdos.
Portanto, não anotar ou tentar substituir essa tarefa por alguma “coisa” mais fácil será um erro, que culminará com o aumento do grau de dificuldade ao resolver a sua prova no dia “D”.
A Nona Dica de Estudo, nos deixa mais familiarizado com as realidades das questões das provas, seja do ENEM ou CONCURSOS PÚBLICOS.
Acesso Internet E Imprimir 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário