terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

15 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS

Dik15 Passei no ENEM

PASSEI em medicina: “Estudava, 6 a 8 h/dia ...

No final do meu Ensino Médio, um professor contou uma história que fez todos da turma viajar um pouco na imaginação, entre um sonho e um pesadelo. Ele falou de dois candidatos que estavam na frente da escola, ouvindo o “carro som” anunciando o resultado do vestibular para a Universidade Federal do Paraná. Um deles, sentou-se na calçada, abaixou a cabeça entre as mãos e chorava sem parar, lamentando a pouca dedicação aos estudos e a consequente derrota no vestibular.

O outro, começou a pular e gritar, também chorando, mas de alegria, pela aprovação no curso tão sonhado.
Esta diferença radical entre os dois candidatos, realmente fez uma boa parte da turma pensar e analisar, onde estou hoje e onde quero chegar amanhã, quanto vale o meu sacrifício agora para colher os frutos no futuro.
Dik15 Estudando Muito

A frase do título, ouvi de uma candidata, muito feliz, ao mesmo tempo que mostrava porque estava feliz: “PASSEI em medicina”, ainda se lembrava de que merecia tal aprovação, pois “estudava 6 a 8 h/dia”.
Esse tempo de estudo, acima de 6 h/dia, é bastante e muito eficiente, se tiver associado a esse tempo, uma boa organização dos assuntos a estudar.
Na Dica de Estudo número 03, a questão de usar o tempo de forma correta é exemplificada, mencionando o barulho que pode atrapalhar a concentração, mas sem uma divisão racional do tempo e de como aproveitar cada sequência, estudar acima de 6 h/dia não trará o resultado esperado.
Dik15 Estudando Concentrado com Livros

É interessante observar que podemos variar a quantidade de horas de estudo por dia, conforme o dia da semana e os outros compromissos que temos, sejam com o trabalho, família, lazer, etc. Um quadro demonstrativo e com controle diário, faz parte de todo candidato que sabe onde quer chegar, ou melhor, faz parte do candidato vitorioso.

TIRAVA DÚVIDAS com os professores ...

Aproveitar os professores para tirar dúvidas, é essencial no preparo para a aprovação certa, mas esse momento acontece depois que você estudou sozinho ou com seu grupo de estudo e ficaram aquelas partes do conteúdo sem compreender direito a relevância de tal matéria. Nessa hora, o professor deve ser consultado, e toda a sua atenção deve estar voltada para a resposta que ele vai te passar. O professor normalmente se empolga e fala mais do que você perguntou. Excelente! Fique atento e aproveite a chance de aprender mais e fazer aquela ponte entre o que você pensa e o que o professor diz. Com certeza, seu entendimento vai se modificar e melhorar para futuros questionamentos.
Dik15 Feliz Por Ter Passado Concurso Público

 simulados online ...

Outra grande Dica de Estudo que a candidata menciona são os simulados online que fazia durante a fase de preparação. São muitas opções que a internet disponibiliza atualmente para os candidatos, inclusive muitos simulados e provas gratuitas, com comentários personalizados sobre os resultados que conseguiu.
Dik15 Aula de Revisão

RESOLVIA PROVAS antigas ...

A Dica de Estudo número 08 ressalta a importância de se fazer as provas anteriores daquela instituição à qual você pretende ingressar. Os benefícios dessa tática são gigantes, além de você encurtar muito o caminho para o sucesso.
Dik15 Alegre Comemorando Aprovação ENEM
Pegar as provas anteriores, marcar o tempo, como se estivesse enfrentando as questões no dia da prova mesmo, depois conferir os resultados, em forma de percentual e revendo os erros, nos dá uma experiência fantástica. É o mesmo que treinar como dirigir um carro, por meses e depois for fazer o teste do DETRAN para adquirir a habilitação. Será uma verdadeira moleza ultrapassar essa etapa, que será barreira para seus concorrentes.Dik15 Concentração Total

sábados, domingos ....

Vamos mais além, feriados, noites, festas, passeios e muitas outras “distrações”, que você vai deixar de lado. A palavra FOCO define bem essa situação. Quer conseguir aquela vaga tão sonhada, terá que “abrir mão” de outras atividades, aqui descritas, como “distrações”, pois não importam o quanto sejam prazerosas, estarão tirando você do caminho da aprovação, que precisa cada tanto de concentração, quanto mais próximo for chegando o dia da prova.
Quando fiz a inscrição do meu filho na CEF, os próximos 3 meses que antecederam o dia da prova, ele saiu de casa apenas 2 vezes, para ir na igreja e talvez algumas poucas vezes comprar alguma coisa na mercearia da esquina. No restante do tempo, parava para dormir um pouco, se alimentar, higiene pessoal e mais nada. Colocou para si próprio uma rigorosa “dieta de estudo” fulminante. Ao sair da prova, estava certo do sucesso, antes do gabarito ser publicado, antes do resultado ser anunciado, antes da publicação final dos aprovados.
Dik15 Alegre Comemorando Aprovação Concurso Público Federal
É óbvio essa tranquilidade dele, pois nosso sucesso é diretamente proporcional ao foco que colocamos naquele projeto. Dos cerca de 6.000 inscritos, 300 aprovados, ele foi o 7º colocado, com apenas 18 anos, recém terminado o ensino médio.
Dik15 Triste Reprovado no ENEM

VALE o ESFORÇO!”

A nossa candidata, objeto dessa Dica de Estudo, muito rica em detalhes, finaliza com as palavras: “VALE O ESFORÇO”.
Sem dúvida nenhuma, ao conseguir a aprovação, você vai poder fazer todas aquelas atividades que deixou de lado, temporariamente. E muito mais ainda, agora vai passear, viajar, descansar, desfrutar de prazeres da vida, com muito mais qualidade do que poderia, sem o sucesso alcançado.
Dik15 Passando Gabarito da Prova
No caso do meu filho, em menos de 2 anos, já tinha casa própria, carro importado, viagens frequentes pelo país e fora dele, enfim, um padrão de vida bem acima das pessoas da idade dele. Agora está fazendo Administração de Empresas e logo vai colher mais frutos advindos desse estudo superior, comum a todos que ocupam seu tempo com projetos relevantes.
A candidata responsável por essa Dica de Estudo número 15 foi muito feliz ao conseguir resumir em poucas palavras, uma mistura de emoção, alegria, desabafo, trabalho, concessões e responsabilidade. Leia muitas vezes que ela disse e reflita sobre cada palavra que ela disse.
Se você escrever essa Dica de Estudo numa cartolina e colocar no seu quarto, para visualizar todo dia, pode ser seu incentivo para sua conquista, rumo ao sucesso no ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS
Um abraço e até a próxima, Dica de Estudo!


Dik15 Muitas Dicas de Estudo Importantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário