domingo, 13 de março de 2016

31 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS

Dik31: Acertando O Alvo Sempre
Tudo Para Acertar O Alvo

O VERDADEIRO MÉTODO QUE COLABORA PARA A APRENDIZAGEM MENMÔNICA!

Na última viagem que fiz, praticamente atravessando o nosso país, de Macapá à Londrina, no Paraná, observei na poltrona em frente, uma senhora que lia uma apostila, grifava alguns trechos e logo após, anotava alguma coisa em uma agenda.
Me lembrei das Dicas de Estudos, pois ela estava fazendo exatamente da forma que escrevi neste blog anteriormente.

Ela percebeu que eu estava olhando, então, cumprimentei, me apresentei e disse que escrevia num blog, sobre Dicas de Estudo e não pude deixar de perceber que ela estava utilizando os passos que eu havia indicado.
Dik31: Candidata Estudando Bastante
Candidata Estudando

Ela foi muito cordial e explicou que estava preparando uma palestra, de última hora, então:

  • fazendo uma cuidadosa leitura,
  • grifando as mensagens principais do texto e,
  • depois, anotando na agenda algumas palavras chaves.
Dik31: Estratégias De Estudo É Um Quebra-Cabeças Mesmo
Estudar, É Um Quebra-Cabeças
 Na hora de proferir a palestra, lembrava de tudo. Inclusive ficava na memória por longo prazo, pois a leitura era feita com interesse e atenção, porque o assunto era preferido na vida dela, inclusive parte da sua profissão.
A partir dessa observação e conversa com ela, lembrei dessa Dica de Estudo, sobre escrever durante o estudo e o resultado benéfico que essa estratégia pode trazer.
Dik31: Candidato Com Dúvidas Na Matéria
Candidato Com Dúvidas

Pesquisas mostraram que os alunos APRENDEM MAIS ESCREVENDO à MÃO do que digitando...

Com a difusão e facilidade dos computadores e similares, parece mais comum os estudantes digitaram bastante, para fazer os trabalhos escolares, inclusive as anotações de estudo.
Uma pesquisa confirmou que para o processo de memorização, nossa contribuição será maior se essas anotações forem escritas à mão, do que digitadas.
Dik31: Criando Novas Estratégias De Estudo Para Ser Aprovada
Dik31: Criando Novas Estratégias De Estudo 2
A análise dos pesquisadores, constata que o grau de atenção, ao anotar à mão uma informação, tem maior efeito nos neurônios do que a digitação. Uma explicação é de que o nosso cérebro grava com mais facilidade, aquelas informações mais “familiares”, o que nossa grafia no papel, transmite de forma eficiente aos neurônios.
Dik31: Candidata Nervosa Com Os Estudos
Candidata Nervosa Com Os Estudos

... ou seja, mais redes neurais são ativadas no processo da escrita à mão.

Nossa atitude de escrever, estimula com mais rapidez as redes neurais e possibilita aquela qualidade de informação, que vai transmitir ao cérebro a necessidade de gravar e guardar por mais tempo, pois são conhecimentos de grande importância para nossa vida.
Dik31: Alunos Criando Mais Estratégias De Estudo 2
Criando Estratégias De Estudo
Conforme já citado, na medida que vamos escrevendo à mão, nossa releitura nas anotações, será em cima da própria caligrafia, que vai transmitir uma situação mais familiar e agregar uma importância tal que o cérebro vai reconhecer e respeitar.
Dik31: Alunos Criando Mais Estratégias De Estudo
Estratégias De Estudo
Na digitação, essa releitura será mais mecânica, sem muita ênfase, e assim o resultado será mais deficiente do que da outra forma
Vale ressaltar que a ideia de: escrever à mão, se aprende mais, é fruto de pesquisas conceituadas.
Observe que a preparação para estudar e gravar as informações por mais tempo e com mais qualidade, passam por detalhes, algumas vezes muito simples, como citado nesse pequeno texto, dedicado aos candidatos que almejam a aprovação no ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS!
Um abraço e até a próxima, Dica de Estudo!
Dik31: Alunos Aprendem Mais Escrevendo À Mão Que Digitando
Dik31: Escrever À Mão Aprende Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário