quinta-feira, 3 de março de 2016

27 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS


Dik27: Candidatos Pesquisando Na Biblioteca

Revista científica Psychological Science in the Public Interest …

Quando estamos nos organizando e preparando um material de estudo, é fundamental ter cuidado com a fonte do mesmo. Ao utilizar a internet para as pesquisas, são milhares de opções à nossa disposição. A maior parte, inclusive, de forma gratuita.

Muito cuidado com essa fartura de material, porque alguns deles são de qualidade muito ruim. Com informações erradas, gráficos falsos, estatísticas inventadas, resoluções complexas, enunciados incompletos, definições confusas e assim por diante.
Dik27: Biblioteca Como Local De Estudo Funciona 2
No caso da matemática e física, duas disciplinas que são minhas preferidas, não é incomum encontrar soluções propostas erradas. E então, como devemos proceder para ter uma margem de segurança boa em relação a veracidade doa informações apresentadas nas pesquisas pela internet?
Dik27: Cadernos E Canetas ColoridasSão várias providências. Uma delas é conhecer a fonte de pesquisa. Existem boas escolas, bons profissionais de renomes, boas editoras, que com a prática sabemos que podemos confiar.
As publicações, via revistas científicas, também são de confiança.
Outro indicador é a comparação com 2 ou 3 fontes de matéria.
Procure um tema ou a resolução de um problema em várias fontes e compare as respostas.
Logo você vai se familiarizar com os caminhos que são mais seguros e de fácil acessibilidade.
Dik27: Confiança Em Si Próprio Sempre

"Estudar sem concentração é como tentar encher com água um balde furado...

Tem um filme, que não recordo o nome agora. Mas era um aprendiz de lutas marciais com, seu mestre, na China. Uma parte do treinamento consistia em encher uma caixa de 500 litros com água procedente do rio que passava uns 1000 metros abaixo dessa caixa. Parte da subida era uma escada, com aproximadamente 200 degraus. O grau de dificuldade ficava maior, porque o balde tinha alguns furos no fundo. Assim, ao encher o balde, o discípulo tinha que correr o máximo que podia, para chegar até a caixa com alguma água. Mais da metade da água ficava pelo caminho, através dos furos. Essa tarefa que podia ser feita em poucos minutos, se prolongava por horas.
Dik27: Cadernos E Canetas Coloridas 2
Voltando a nossa Dica de Estudo, a revista científica, citada no título acima, prevê que o trabalho será muito maior, se sua técnica de concentração for fraca ou errada. Você vai levar mais tempo para estudar uma mesma parte do conteúdo, se tivesse o domínio de uma técnica mais apurada.
Dik27: Candidatos Estudando Em Grupo Assimilam Mais

Não funciona".

A revista, na verdade, é categórica em afirmar que não funciona. Ou você está concentrado o suficiente e da maneira certa, ou então, vai perder tempo. As Dicas de Estudos anteriores, alertam para isso também.
Dik27: Biblioteca Como Local De Estudo Funciona
Por exemplo, após uma briga ou discussão, pode esquecer de querer se concentrar para estudar. Primeiro tem que se acalmar e resolver o problema, para depois, com tranquilidade, passar para a fase de estudo. Com barulhos à sua volta, a concentração fica bem mais difícil ou quase impossível, em alguns casos. Parte da sua família ou quem convive com você, deve colaborar, porque caso contrário, a qualidade de sua concentração será comparada com a história do balde furado.
E nesse caso, não funciona.
Dik27: Candidatos Estudando Em Grupo Assimilam Mais 2
O grau de exigência do preparo para as provas do ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS são de alto nível. Ou leva a sério seu trabalho ou estará perdendo tempo.
Um abraço e até a próxima, Dica de Estudo!
Dik27: Estudando Concentrado Sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário